segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

CHILE - SANTIAGO - CERRO SAN CRISTOBAL E PARQUE METROPOLITANO

Vista do mirante do Cerro San Cristóbal
O Cerro San Cristóbal, localizado na cidade de Santiago, faz parte da cadeia montanhosa que forma o Parque Metropolitano de Santiago. Contando com 880 metros de altura, é o segundo ponto mais alto da cidade, superado apenas pelo Cerro Renca. 

O Parque Metropolitano de Santiago é o maior parque urbano do mundo, com 722 hectares de extensão. 

O Cerro se encontra entre os bairros Providência e Recoleta, tendo aos seus pés o bairro de Bella Vista, onde localizam-se vários restaurantes e barzinhos. 

No topo do Cerro San Cristobal, além do mirante e da incrível vista de toda cidade de Santiago, está localizado o Santuário da Imaculada Conceição, onde há uma imagem de 14 metros da Santa Imaculada Conceição, bem como uma pequena capela e um local para celebrar missas. 



Para chegar ao alto, você pode subir de bonde (entrando pela calle Pio Nono), de teleférico/funicular (pela calle Pedro de Valdívia), de automóvel, caminhando ou de bike.  Para essas duas últimas formas, a entrada no Parque é gratuita. Se preferir usar o funicular, teleférico ou subir de automóvel, pagará uma pequena taxa (ingresso). 
Quando fomos, o teleférico não estava funcionando, então subimos com o funicular. Vale a pena, é bem divertido! 


Inaugurado em 1925, o funicular é a forma mais rápida de chegar ao topo do parque. Cada vagão transporta até 50 pessoas. Devido às suas características e história, o Funicular foi declarado Monumento Nacional em novembro do ano 2000.
Acesso ao Funicular - Estação de embarque

O Funicular percorre 485 metros em uma inclinação de cerca de 48 graus e possui  três estações. A estação de embarque fica no Castelo de Pio Nono, localizado no bairro Bellavista.

Subindo o Cerro San Cristóbal com o funicular: 



Ainda, o local oferece trilhas, zoológico, restaurantes, lojinhas de souvenirs, observatório, áreas de piquenique, viveiro, teleférico, jardim japonês e até mesmo piscinas naturais. Estas atrações fazem do Cerro San Cristóbal um passeio super recomendado para crianças e adultos.


O Zoológico fica na estação intermediária do funicular. Aberto de terça a domingo das 10:00 até 17:00h.
Na Casa de la Cultura Anahuac, os visitantes encontram exposições de arte permanentes e temporárias gratuitas. Este espaço cultural também é sede de concertos, seminários e eventos em geral.

Casa de la Cultura Anahuac

Um detalhe que chama atenção é a poluição na cidade de Santiago, que pode ser visivelmente notada nos pontos mais altos da cidade. A situação fica mais crítica nos meses de inverno. Isto ocorre devido a cidade ser rodeada de montanhas que não permitem que a poluição se dissipe com os ventos.
Mesmo assim, apesar da poluição, Santiago do Chile é uma cidade muito bonita e vale a pena a visita. 



OBS:
* O Parque conta com câmeras e seguranças. É muito seguro.  Contudo, como é um lugar público, sempre é bom cuidar de seus pertences. 
** Para chegar ao Zoológico pegue o funicular e desça na estação intermediária.
*** Para mais informações visite o site: http://www.parquemet.cl/ 
**** Horário de funcionamento: Aberto das 8:00h até o pôr-do-sol.

Nenhum comentário:

Postar um comentário