terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

RIO DE JANEIRO - Pão de Açucar


Vai ao Rio de Janeiro? Então, o Pão de Açúcar é parada obrigatória! 

O morro Pão de Açúcar está situado no Rio de Janeiro, na entrada da baía da Guanabara, no bairro da Urca, com 396 metros de altura. É um dos principais pontos turísticos da cidade do Rio de Janeiro, no Brasil.

A origem do nome tem várias versões, sendo que a mais conhecida e famosa indica os portugueses como responsáveis. Durante o apogeu do cultivo da cana-de-açúcar no Brasil (século XVI e XVII), após a cana ser espremida e o caldo fervido e apurado, os blocos de açúcar eram colocados em uma forma de barro cônica (para transportá-los para a Europa), denominada "pão de açúcar". A semelhança do penhasco carioca com aquela forma de barro teria originado o nome. (Fonte: Wikipédia).


O Bondinho do Pão de Açúcar é um teleférico que foi inaugurado em 1912 e, desde então, já transportou cerca de 37 milhões de pessoas, mantendo uma média atual 2.500 por dia.

 

A vista da Baía da Guanabara, considerada uma das paisagens mais belas do mundo, era o atrativo que levava curiosos e alpinistas a escalar o Pão de Açúcar, já em fins do século XIX. O desenvolvimento das técnicas de engenharia levaram, em 1908, o engenheiro Augusto Ferreira Ramos a idealizar um sistema teleférico que facilitasse o acesso a cume do monte. 
Quando o bondinho foi construído, só existiam outros dois no mundo: um na Espanha e outro na Suíça. A capacidade atual é de 60 passageiros por viagem. Como o trajeto de cada linha é realizado em aproximadamente 3 minutos, a capacidade do teleférico é de 1170 passageiros por hora. 


Hoje, esse é um dos passeios imperdíveis na cidade maravilhosa. A vista da cidade, lá de cima do Pão de  Açúcar, é linda! Podem ser apreciadas diversas praias do Rio e de Niterói, além de uma densa  vegetação de Mata Atlântica, o Aeroporto Santos Dumont e algumas edificações históricas como o Forte de Santa Cruz e a Ilha Fiscal.


** Horário de funcionamento: das 8:10h às 21:00h.
*** Abertura da bilheteria – 08:00 / Fechamento da bilheteria – 19:50.
**** Tabela de Preços: http://www.bondinho.com.br/horarioseprecos2008.htm
Atualmente, adultos pagam R$53,00 e crianças a partir de 5 anos pagam R$26,00. No site há os casos de isenção de pagamento. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário