terça-feira, 19 de junho de 2012

Cantina da Conchetta - Tarantella, tampas de panela, comida boa e muita alegria!!!


Já havíamos lido e ouvido falar e, nesta última viagem a São Paulo, fomos lá conhecer a famosa Cantina da Conchetta, no coração do bairro Bixiga, em SP, cujo proprietário é o Seu Walter, um senhor muito gente boa! 

Logo na entrada da Cantina nos deparamos com um sino e uma placa onde dizia "Simpatia Italiana". Para os mais convictos, cumpra a risca o que diz a placa e toque o sino! É pra chegar no lugar "causando" e mentalizando positivamente os pedidos... rs!






A Cantina da Conchetta é um lugar tipicamente italiano, aconchegante, com toalhas de mesa e cadeiras forradas com as cores da Itália, e com uma vasta história exposta nos quadros pendurados em suas paredes. 

No cardápio, há o rodízio de massas com o buffet de saladas e frios, bem como pratos servidos a la carte. O rodízio é bem variado (ravioli, nhoque frito, nhoque ao molho sugo, espaguetti, porpetone, polenta, frango a passarinho, capeletti, etc...), e custa R$35,00 por pessoa. 


  


Na cantina há também música ao vivo e quando a casa está cheia, num determinado momento, o Seu Walter aparece e faz uma bagunça com tampas de panela ao som de Tarantella. É muito divertido e levanta o astral de todos os clientes presentes. Confiram alguns vídeos que clientes postaram no youtube: 



E na saída da Cantina, mais uma placa lembrando da importância do cliente.


O Seu Walter, proprietário da cantina, é a alma do bairro Bixiga. Foi ele quem criou aquele bolo em metro da comemoração do aniversário da cidade de São Paulo, é dele o recorde de maior pão do mundo, ele também faz concursos de Anões no Bixiga e diversas atividades para divulgar o bairro. Além disso, mantém uma casa, em frente à Cantina, chamada de "Centro da Memória do Bixiga" que expõe toda a história e memória do bairro, com reportagens, fotos, objetos antigos, etc. 



Após o delicioso almoço na cantina, o Seu Walter nos convidou para conhecer a casa e mostrou todo o material sobre a sua vida, sua cantina e sobre o bairro Bixiga. Incrível! Nas paredes da casa há muitas fotos do Seu Walter com gente famosa, tem matérias de revistas e jornais, fotos dos eventos realizados no Bixiga, e um vasto acervo que retrata a memória do bairro. 

  
  




O bairro Bixiga, conhecido como o bairro das cantinas, é referência na gastronomia italiana. O local, povoado por imigrantes italianos recém-chegados ao Brasil, assumiu as características de seus moradores, que mantiveram vivas a tradição e a religiosidade. Semelhante às aldeias da Itália, o Bixiga tem ruas estreitas e ladeiras, onde se instalaram aos poucos cantinas, quitandas, sapatarias e lojas de artesanato.


No Bixiga também estão instaladas a sede da tradicional escola de samba Vai-Vai e a Igreja Nossa Senhora Achiropita, santa homenageada todo mês de agosto com a festa gastronômica e beneficente nas ruas do bairro. Na rua Conselheiro Carrão, casinhas acabam de ter suas fachadas revitalizadas. Coloridas em tons vibrantes e alegres, o projeto tem o objetivo de transformar o Bixiga no “Caminito brasileiro”, fazendo referência ao famoso ponto do bairro portenho de La Boca, na Argentina.


  

  

  



Não perca a oportunidade de passear pelo bairro e ver de perto toda essa história e cultura desse pedacinho de São Paulo. 

* Cantina da Conchetta
Localização: Rua 13 de maio, n. 560 - Bixiga/Bela Vista, SP. 
Aberta todos os dias, das 11:30 às 23:00h. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário